Mais segurança nas cirurgias videoartroscópicas do ombro

8 de agosto de 2013

Vivemos em uma era onde a segurança no tratamento cirúrgico vem sempre em primeiro lugar. Antes de indicarmos uma cirurgia, nos questionamos se o risco do procedimento vale o benefício que esta cirurgia pode causar. Com o advento da técnica videoartroscópica, tornou-se possível realizar reparos de lesões articulares, com o mínimo de dano ao tecido, com pequenas incisões que dão acesso às grandes, médias e pequenas articulações. Com esta técnica o pós-operatório é menos doloroso, baixo risco de infecções e tromboses e a alta hospitalar pode ser feita precocemente. Em alguns casos esta cirurgia pode até ser feita de modo ambulatorial, o qual o paciente interna, é operado e pode ir para casa no mesmo dia.

Houve grande evolução em equipamentos videoartroscópicos, as pinças são mais longas e específicas para substituir os dedos do cirurgião e realizar os mais delicados procedimentos sem deixar nada a desejar das cirurgias abertas convencionais. Constato ainda que a cirurgia videoartroscópica é superior à cirurgia convencional aberta, pois temos uma visão aumentada 20 vezes e vemos as estruturas articulares em definição de imagem hd.

No meio médico é dito que um bom cirurgião videoartroscopista de ombro demora 8 anos para se dizer apto para realizar todas as técnicas videoartroscópicas. Confirmo com a minha experiência: quando no início de minha carreira, uma cirurgia de reparo da ruptura do manguito rotador ou luxação de ombro demorava em torno de 2 a 3 horas, hoje, estas cirurgias demoram cerca de 40 e 30 minutos respectivamente, realizando todos os passos minuciosa e cuidadosamente.

Devido à segurança no procedimento, a média de idade para o tratamento destas lesões também aumentou. Coincidindo com a idade em que ocorrem os rompimentos dos tendões do manguito rotador do ombro, após a sexta ou sétima década de vida. O que antes era optado por não operar, hoje já se opera. Assim, exposto as explicações acima, esta cirurgia pode ser realizada de forma segura em todas as idades, inclusive a chamada “terceira” idade.

É necessário salientar que com estes métodos avançados e médicos especializados, nós da Clínica e Cirurgia Ortopédica Cinagawa estamos sempre atualizados para melhor atender nossos clientes.