A acupuntura pode ser um grande diferencial na estratégia para ajudar alguém que perdeu força muscular. Não menospreze o estímulo provocado pela aplicação das agulhas.
Por Fernando Cinagava, ortopedista especialista em ombro e cotovelo.
A acupuntura é uma terapia que deve ser considerada quando o objetivo é a recuperação da força muscular, algo fundamental para o nosso corpo.
Quem perde massa muscular sobrecarrega as articulações, desencadeando uma série de problemas.
Perde autonomia, disposição, qualidade de vida.
O simples ato de ficar em pé pode ser difícil para quem está com as pernas fracas.
Da mesma forma, sustentar os braços elevados ou segurar algo mais pesado pode se tornar impossível para quem perdeu a massa muscular dos ombros e escápulas.
Qualquer um está sujeito a enfrentar o problema.
Se um atleta, com corpo forte, malhado, sofre uma lesão e é obrigado a fazer repouso durante um longo período, vai perder força muscular.
Isso porque a massa muscular costuma enfraquecer rapidamente se não é ativada, trabalhada, usada. Mesmo nas pessoas com bom preparo físico.
Ou seja, parou com os exercícios, perde força muscular.
O processo de envelhecimento natural também nos faz perder músculos.
Por isso os médicos devem recomendar exercícios de musculação para idosos e não apenas caminhadas.
Uma pessoa que envelhece sem fazer atividade física adequada vai, com certeza, desenvolver problemas causados pela sobrecarga nas articulações.
Se houver lesão articular que exija tratamento cirúrgico, o quadro se complica e a recuperação pode não ser tão simples.
Justamente porque quando há grande perda muscular, a recuperação da forma física é lenta.
Exige um programa de treinamento e dieta específicos, além de descanso adequado.
Por isso sempre digo que não pode faltar paciência e persistência, alcançar os objetivos demora.
A acupuntura favorece a recuperação da força muscular na maioria dos casos.
Tanto no idoso que perdeu a força, quanto no atleta que sofreu hipotrofia muscular (redução da massa de músculos).
Para o sucesso do tratamento as sessões precisam ser frequentes, semanalmente de preferência.
Cada sessão dura aproximadamente meia hora.
A técnica consiste em inserir agulhas muito finas, de aplicação indolor, em vários pontos para estimular grupos musculares interligados.
O mais adequado nesses casos é optar pela eletro acupuntura que se vale de baixíssimas correntes elétricas para potencializar os estímulos e a mobilização muscular.
Os pulsos elétricos entram pela agulha e chegam até os músculos enfraquecidos, contribuindo para a recuperação de suas forças e funções normais.
Quando tratamos pessoas idosas, sabemos que a perda de força muscular pode ter múltiplas causas: desidratação, desnutrição, falta de exercícios, acidente vascular cerebral, entre outras.
Todos esses fatores provocam limitação motora por perda de massa muscular, podendo levar o indivíduo a ficar acamado, sem forças para levantar-se.
Se for esse o caso, a acupuntura deve ser usada para estimular determinadas áreas cerebrais associadas ao funcionamento muscular.
Ao mesmo tempo, as aplicações de estímulo direto ao músculo serão mantidas.
A estratégia ajuda muito para que a pessoa recupere a força necessária para sustentar o próprio corpo, desde que a terapia seja realizada de forma adequada.
É um tratamento longo, são várias sessões e a recuperação das células e tecidos neuromusculares no idoso é lenta.
Mas baseado na minha experiência, de ver vários casos em que pacientes acamados recuperaram a capacidade de andar, afirmo que vale a pena.
Já no atleta que perdeu musculatura após lesão, seja cirúrgica ou não cirúrgica, a recuperação tende a ser mais rápida.
Primeiro pela questão da idade, seus tecidos neuromusculares respondem melhor aos estímulos.
Segundo porque existe a chamada memória muscular, que faz a recuperação física ser melhor em relação a quem não pratica exercícios.
A acupuntura age da mesma forma que no idoso, estimulando cérebro e músculos, acelerando a recuperação de forma surpreendente.
Em resumo, qualquer pessoa que precisa recuperar força muscular pode se beneficiar da acupuntura.
Se é o seu caso, consulte um médico acupunturista para saber se ele pode te ajudar a atingir seus objetivos, seja simplesmente andar ou voltar ao esporte.