Cirurgias

Cirurgias videoartroscópicas do ombro e cotovelo

Videoartroscopia consiste em uma técnica de cirurgia com menor agressão aos tecidos, abordando a lesão com pequenas incisões para o acesso do instrumental de vídeoartroscopia (óticas, pinças e cânulas). As vantagens desta técnica são: melhor visão da lesão, menor trauma cirúrgico, menor índice de infecção e trombose, acesso as regiões mais profundas das articulações, que dificilmente seriam abordadas pela técnica convencional.

Cirurgias ortopédicas do ombro e cotovelo

Cirurgias das mais simples a complexas para o tratamento de lesões do ombro e cotovelo

Cirurgia para Ruptura do Manguito Rotador

Esta técnica cirúrgica consiste em suturar o tendão rompido do ombro, devolvendo a sua função perdida e diminuindo a dor. É a cirurgia mais realizada dentro da especialidade do ombro e cotovelo, com mais de 1000 casos operados, o Dr. Fernando Cinagava tem a experiência necessária para o seu tratamento.
(se puder colocar aqui o vídeo do tendão rompido do ombro)
A cirurgia é realizada por meio de video-artroscopia com o paciente sob anestesia geral. A sutura é feita através de âncoras cirúrgicas fixadas ao úmero e amarria do tendão rompido pelos fios da âncora. Dura em torno de uma hora a uma hora e meia.
Ao acordar vai perceber o seu braço anestesiado, não se preocupe, demora em torno de 12 a 18 horas para esta anestesia passar.
A alta hospitalar pode ocorrer no fim da tarde ou na manhã do dia seguinte, conforme o Dr. Fernando recomendar.
O Uso da tipóia permanece por 3 a 4 semanas e após este período que se inicia o tratamento fisioterápico que pode durar de 4 a 5 meses.
A alta médica normalmente demora em torno de 6 meses para ocorrer, mas cada caso é único, podendo demorar mais ou menos
Veja o vídeo explicando a cirurgia do Manguito Rotador pelo Dr. Fernando Cinagava

Cirurgia para Luxação Recidivante do Ombro

Consiste na correção cirúrgica para os casos onde o ombro desloca, isso ocorre por uma lesão do ligamento que sustenta o encaixe do ombro, chamado ligamento gleno-umeral anterior. O Dr Fernando Cinagava realiza a cirurgia por técnica artroscópica.
O paciente é anestesiado por anestesia geral e bloqueio de plexo braquial, a sutura é realizada por pequenas incisões, chamadas “portais”, inserindo âncoras para a sutura deste ligamento rompido.
Você irá acordar na sala de recuperação ou no seu quarto e sentirá seu braço anestesiado, não se preocupe, pois em torno de 12 a 18 horas a anestesia no braço passará.
A alta hospitalar acontece normalmente no mesmo dia, conforme o Dr. Fernando orientar.
O braço é mantido na tipóia por 4 semanas e após este período, esta é removida e inicia-se o tratamento fisioterápico.
O tempo total de recuperação normalmente ocorre após 6 meses da cirurgia.
Veja o vídeo do Dr. Fernando Cinagava sobre a Luxação do Ombro