Tratamentos do ombro e cotovelo

Como é a consulta com o Dr. Fernando Cinagava

- Consultas especializadas

Dr. Fernando Cinagava é especialista membro titular da SBCOC, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, portanto, segue as técnicas e tratamentos recomendados por esta sociedade, que prima por tratamentos reconhecidos e comprovados mundialmente cientificamente.

- Consultas com horário marcado e agendamento online

Nosso consultório está preparado para atendimento personalizado e procuramos ao máximo respeitar os horários, portanto, chegue sempre no horario marcado para que a agenda transcorra normalmente. A estrutura do prédio é segura e pede para que traga um documento pessoal para entrar, caso precise de estacionamento, há um que é pago (não possuímos convênio) no subsolo pela Av. Ayrton Senna ao lado do banco Sicoob. Possuímos também o serviço de agendamento online, é fácil e é só clicar aqui, ou no botão da página principal.

- Atendimento personalizado digital

Nos comunicamos pelo WhatsApp e E-mails com rapidez através da nossa secretária que está preparada para o seu atendimento, caso tenha dúvidas no pós consulta, pode usar estes canais para a comunicação.

- Convênios aceitos 

Particular, Unimed, Hospitalar, Saúde Bradesco, Fundação Sanepar, Fundação Copel, Saúde Caixa, Postal Saúde, Caapsml e Cabefi.

- Casos cirúrgicos 

Se o seu caso é cirúrgico, o Dr. Fernando Cinagava realiza cirurgias nos melhores Hospitais de Londrina. Veja no menu CIRURGIASSaúde Bradesco, Fundação Sanepar, Fundação Copel, Saúde Caixa, Postal Saúde, Caapsml e Cabefi.

Videoartroscopia do ombro e cotovelo

É uma ferramenta importantíssima no tratamento de várias doenças articulares, pois realiza cirurgias das mais variadas com mínima agressão, diminuindo a dor pós operatória e a chance de infecção. Através de pequenas incisões e o auxílio de um sistema de vídeo, temos a visão de lesões profundas e a possibilidade de reparo melhor que nas cirurgias abertas. O Dr. Fernando Cinagava realiza esta cirurgia desde 2006, sendo um dos pioneiros neste tratamento na Região de Londrina. Várias são as indicações no ombro e cotovelo para o uso desta técnica e discorrerei sobre isso nas explicações de cada cirurgia.
Veja a matéria publicada pelo Dr. Fernando Cinagava:

Reparo do Manguito Rotador

A ruptura do manguito rotador tem alta incidência sendo que alguns estudos mostram que após os 60 anos, 20 a 50% das pessoas possui o tendão do ombro rompido, mas após os 30 anos isso já pode ocorrer. Alguns casos são assintomáticos e só doem ao realizar esforço físico, porém, a maioria possui dor contínua, com piora aos movimentos e dor noturna ao deitar-se. Esta lesão pode ocorrer após um trauma ou por esforço e o tratamento é cirúrgico. A cirurgia consiste em suturar a lesão do manguito rotador através de âncoras, por técnica videoartroscópica. É o procedimento que mais realizo, mais de 20 casos por mês e os resultados dependem de vários fatores, mas o mais importante é não deixar a lesão por muito tempo, pois o músculo sofre atrofia degenerativa com os meses ou até anos após a lesão, causando maus resultados, o melhor resultado é obtido quando tratado precocemente.
Saiba mais sobre esta lesão na matéria publicada na Revista Saúde escrita pelo Dr. Fernando Cinagava:
Vídeo explicativo sobre Ruptura do Manguito Rotador:
Depoimento de Jandelice que foi submetida à cirurgia de Reparo do Manguito Rotador do Ombro:

Luxação do Ombro (Instabilidade ou Deslocamento)

Caso sinta um deslocamento da articulação do seu ombro, pode ser que o seu tratamento seja cirúrgico. Existem dois tipos de luxação do ombro, a traumática e a atraumática. A primeira ocorre em um ombro sadio, que após sofrer um trauma, seja por queda, contusão de alto impacto ou tração, ocorre o rompimento do ligamento gleno-umeral, que sustenta a articulação do ombro. Como este ligamento permanece rompido, o ombro começa a deslocar por qualquer motivo, como ao elevar o braço, levantar um peso, se espreguiçar ou até mesmo dormindo. Quando o ombro desloca, tente relaxar a musculatura que o ombro volta ao lugar ou então procure um pronto-atendimento para que o médico realize a manobra de redução. A segunda causa atraumática, ocorre quando a pessoa já possui frouxidão ligamentar e o ombro desloca por falta de estabilidade. Neste caso o tratamento é conservador, mas no primeiro caso, de lesões traumáticas o tratamento é cirúrgico por videoartroscopia, onde através de uma sutura deste ligamento com âncoras estabiliza-se a articulação.
Veja as matérias publicadas na Revista Saúde e Blog escritas pelo Dr. Fernando:
Vídeo explicativo da cirurgia videoartroscópica da Luxação do Ombro:

Lesão SLAP

Esta lesão ocorre principalmente em atletas de arremesso, conhecida como a “Doença do Arremessador”, pois fora descrita inicialmente em jogadores de Beisebol, mas encontrada em várias modalidades que realizam movimentos de arremesso ou similares, são exemplos: Handebol, Vôlei, Tênis, Musculação, Cross-Fit, etc. É indicada uma cirurgia videoartroscópica quando há dor na prática do esporte, mas muitas pessoas simplesmente param de realizar o esforço, cessando a dor.
Veja as matérias publicadas pelo Dr. Fernando:
Revista ou Blog

Capsulite Adesiva

Esta doença também é conhecida como “Ombro Congelado” e causa perda de mobilidade do ombro, ficando rígido. O tratamento é através de medicamentos e fisioterapias, mas quando há falha neste tratamento indico a cirurgia videoartroscópica para soltura capsular por técnica videoartroscópica para soltar a articulação
Veja as matérias publicadas pelo Dr. Fernando:

Tendinite do Ombro

Também conhecida como Síndrome do Impacto do ombro, onde o tendão sofre um impacto contra o acrômio, que é uma estrutura acima. O tratamento é com fisioterapias, mas é indicada uma cirurgia nos casos onde não há boa resposta. Realizo um procedimento por vídeo chamado Acromioplastia, que consiste em uma “raspagem” do acromio para descomprimir a região por onde corre o tendão acometido.
Veja as matérias publicadas pelo Dr. Fernando:

Artropatia do Manguito Rotador

É uma grave complicação de ruptura dos tendões não tratadas, que evoluem com o passar dos anos para um rompimento extenso, se tornando irreparável. Quando isso ocorre a pessoa experimenta uma dor de maior intensidade e perda de capacidade de movimento, principalmente o de elevação do ombro. Duas são as possibilidades cirúrgicas: artroplastia com prótese reversa ou reconstrução da cápsula superior do ombro.
Veja as matérias publicadas pelo Dr. Fernando:

Artrose do Ombro

Está é uma doença degenerativa que consiste no desgaste da cartilagem articular, ficando praticamente “osso no osso”. A pessoa sente dores intensas a qualquer movimento e uma sensação de raspar ou crepitação articular. A cirurgia recomendada é a Artroplastia Total do Ombro.
Veja as matérias publicadas pelo Dr. Fernando:

Convênios