Tendinite: por que meus ombros doem?

1 de junho de 2021

O que é a tendinite do ombro e porque é preciso tratar o quanto antes.

Por Fernando Cinagava, ortopedista especialista em ombro e cotovelo.

Doutor, não fiz nenhum esforço, não caí, não bati, não pego peso, não entendo por que meus ombros doem.

Todos os dias me deparo com pacientes reclamando de dor no ombro, sem encontrar um motivo que a explique. Eles sofrem de tendinite do ombro, um processo inflamatório que evolui aos poucos. A dor não surge de uma hora para outra, começa incomodando um pouco, piora à noite e, com o passar do tempo vai se tornando mais constante e impede até alguns movimentos.

A inflamação é resultado do esforço que naturalmente fazemos no cotidiano. O ombro é uma articulação muito exigida. Se vestir, tomar banho, dirigir, digitar para quem digita, operar uma máquina para quem opera, cuidar de casa para quem cuida, cuidar de filhos… Viver provoca um desgaste natural dos ombros.

Para realizar essas e outras tarefas rotineiras, precisamos de um mínimo de preparo físico que, infelizmente, nem todos temos.  Sabemos que o ideal é praticar exercícios desde a infância e adolescência, quando o corpo humano se desenvolve estruturalmente e define nossa capacidade física. Quem sempre levou uma vida sedentária vai ter dores mais cedo. E não só nos ombros.

Ombros precisam de músculos fortes

O ombro possui uma estrutura singular. É a articulação de maior amplitude de movimento do corpo humano e o encaixe articular é mínimo. Por isso, para manter nossos ombros firmes e estáveis, necessitamos de uma boa musculatura.

Ao utilizarmos a articulação diariamente, sem o devido fortalecimento, causamos fadiga em músculos e tendões. O músculo é uma estrutura que se recupera fácil dos esforços porque tem boa vascularização, é irrigado e nutrido pelo sangue abundantemente.

Porém os tendões, que unem os músculos aos ossos para realizar os movimentos, apesar de extremamente fortes, são pobres em circulação sanguínea e não se regeneram rapidamente. Vão acumulando lesão sobre lesão sempre que exigidos.

Qual o tratamento para a tendinite do ombro?

O tratamento começa com sessões de fisioterapia para fortalecer o manguito rotador, o conjunto de quatro músculos e tendões responsável por estabilizar a articulação do ombro.

O fortalecimento do manguito rotador com exercícios em casa, específicos para esse grupo muscular, também é possível, desde que haja disciplina e boa vontade. O resultado só aparece a longo prazo, pode levar de três meses a um ano. Se a dor não ceder, podemos somar às sessões de fisioterapia outros recursos, antes de pensar em cirurgia.

• Acupuntura
• Massagens
• Medicamentos via oral
• Infiltrações (injeções de analgésicos)

Degeneração do manguito rotador do ombro

Caso não tratada, a tendinite do ombro evolui e após a terceira década de vida, os tendões do manguito rotador começam a se degenerar em consequência da sobrecarga sofrida ao longo do tempo. Eles perdem o padrão fibrilar que é semelhante a uma corda, feita de vários fios. Transformam-se em uma massa cicatricial de colágeno, com fibras desorganizadas, como mostra a figura. Nesse estágio, os tendões têm pouca resistência.

O tratamento continua sendo o fortalecimento do manguito rotador, porém, a lesão passa a ser crônica e a eficácia da fisioterapia é menor, já que o tecido tendíneo não consegue se regenerar.

A terceira fase da doença é a da ruptura, mais comum após a quarta década de vida. O rompimento das fibras tendíneas pode ocorrer aos poucos, durante o esforço diário, ou de maneira abrupta após um movimento enérgico ou uma queda com a mão espalmada no chão, por exemplo. Nesse caso o tendão, já fragilizado pela inflamação, é estirado com tal violência que se rompe.

Cirurgia do manguito rotador do ombro

Tendões rotos não possuem a capacidade de cicatrização. Ficam afastados do osso e conforme o tempo passa, a distância aumenta. Sendo assim, a única forma viável de reparação é a cirurgia do manguito rotador do ombro.

O procedimento pode ser realizado de forma aberta, com incisão tradicional, ou por artroscopia, técnica que permite acessar a articulação por pequenos orifícios, com a ajuda de um sistema ótico e instrumentos miniaturizados.

Caso esteja sentindo dor no ombro procure seu médico ortopedista, trate e cuide do seu corpo, não espere piorar.

Assista o vídeo sobre a tendinite do ombro!

Convênios